Comida japonesa X saúde: como balancear o cardápio?

Comida japonesa X saúde: como balancear o cardápio?

jan 05

Você está com aquela vontade incrível de almoçar no Kindai, reunir os amigos naquele ambiente agradável, tomar um suquinho e comer uma comidinha japonesa fresquinha, mas acha que o excesso de comida da culinária nipônica pode não ser um bom negócio para a sua dieta e para a saúde. Você sabia que um cardápio balanceado dessa culinária pode ser a refeição mais completa?

A comida japonesa contempla um bom lugar no ranking da tabela nutricional. O arroz, alimento mais presente na culinária nipônica e nutriente essencial para qualquer dieta, faz o papel do carboidrato, suprindo nossas necessidades desse elemento. Os peixes e frutos do mar além de serem proteínas de excelente valor nutricional, são fontes importantes de cálcio, sódio, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, e, em menor quantidade, de ferro e de zinco. Ainda, alguns peixes, como salmão e sardinha, contêm o ômega-3, a chamada gordura do bem, que exerce um efeito protetor cardiovascular. Para finalizar, os legumes também são alimentos bastantes presentes na culinária japonesa, completando as necessidades nutricionais em termos de vitaminas e minerais.

Seguindo um cardápio com a quantidade certa de alimentos e aproveitando todos os itens da culinária japonesa, você terá uma refeição completa, com todas as necessidades diárias do seu organismo. Uma ótima notícia, não?

Mas, assim como na culinária do nosso país, algumas restrições devem ser feitas para aqueles que estão de dieta ou sofrem de algum distúrbio específico. As tão tradicionais frituras da comida japonesa devem ser evitadas por aqueles que desejam perder peso. Outra dica legal para evitar excessos em restaurantes japoneses é escolher pratos combinados, ao invés das opções de rodízio. Além disso, o tempero japonês mais tradicional, o molho à base de soja, que contém açúcar e sódio, nutrientes , deve ser consumido com moderação por pessoas com pressão alta ou diabetes.

Principais alimentos com benefícios para a saúde

Alguns alimentos da culinária japonesa são ótimas fontes de vitaminas e nutrientes essenciais ao nosso organismo. São eles:

MISSÔ: feito à base da proteína de soja, tem o poder de desintoxicar o organismo, excluindo metais pesados. É fonte de vitamina B12 e proteínas.

GENGIBRE: usado em chás e preparações em geral, é desintoxicante, ajuda na imunidade, tem ação bactericida, é termogênico (ajuda a emagrecer), previne câncer e problemas cardíacos.

SHOYU: Molho a base de soja, contém aminoácidos essenciais como cálcio, proteínas, ferro e vitaminas B1 e B2.

SASHIMI: o peixe cru, que pode ser salmão, atum, etc. É muito rico em Ômega 3, que previne problemas cardíacos, hipertensão arterial, arteriosclerose, etc. Deve ser consumido assim que cortado, para garantir os benefícios.

CHÁ VERDE: É rico em flavonóides, que previnem o câncer. Além disso, estimula o metabolismo e ajuda no emagrecimento.

ALGAS MARINHAS: Potente inibidor de apetite natural, ajuda a eliminar gordura e combater a ansiedade de comer. Além disso, é digestivo e ajuda no funcionamento do intestino.

TOFU: Altamente protéico e nutritivo, é uma importante fonte de ácidos graxos poliinsaturados, aminoácidos, minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas (B, D, E, F, K), e contém baixa dose de gorduras saturadas e ausência total de colesterol.

COGUMELOS:  Ajudam a emagrecer por não terem muitas calorias e auxiliar na prevenção de doenças do sistema imunológico por conta de uma substância chamada lentina (capaz de ativar os macrófagos) e do sistema circulatório por conta de duas substâncias: a eritadenine – que diminui a agregação de gordura no sangue – e as betaglucanas – fibras que ajudam no controle do mau colesterol.

GERGELIM: É rico em proteínas, fibras, ferro, vitamina E, fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês. Atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele. A presença do cálcio em sua composição ajuda ainda no combate ao desgaste ósseo.

Então já sabe, pode vir para o Kindai que aqui nós temos a refeição mais completa para um cardápio balanceado!

 

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