Cuscuz Marroquino Agridoce

????????????????????????????????????

Adeus comilança de Natal/Réveillon! Janeiro é mês para recarregar a geladeira com alimentos leves, nutritivos e, quem sabe, recuperar um bocado da compostura perdida diante das boas ceias gulas.

No final das contas sempre sobram: um pacotinho de castanhas aqui, um saquinho das amadas e odiadas passas acolá, os tais damascos turcos (que há pouco incrementara pratos tradicionais de época…),enfim… e o que fazer com eles, afinal?!

Bem, se você é daqueles que não nutre qualquer aversão ao agridoce, que tal anotar esta receita do Chef Valdevan Oliveira (Restaurante Kindai, Campinas) e preparar um delicioso Cuscuz Marroquino?!

(Agora, se você detesta frutinhas e castanhas em receita salgada, bora picar tudo e estocar na geladeira pra acompanhar o iogurte nosso de cada dia…  =)

Ingrediente

500g de cuscuz marroquino,
100g de frutas secas,
100gr de nozes,
100 gramas de damasco,
100g de ameixa seca,
100g de castanha de caju,
100g de uva-passa,
Sal a gosto,
Duas colheres de sopa de mel,
Pimenta do reino a gosto,
Azeite a gosto,

Preparo
Pegue o cuscuz marroquino e mergulhe em água fervente, com meio dedo acima dos grãos, deixe descansar por três minutos (meio litro de água para esta quantia é uma boa pedida).

Depois, escorra em uma peneira para retirar bem a água dos grãos. Misture todos os ingredientes picadinhos e o azeite e ajeite em uma forma e desenforme. Dica do chef: pode adicionar frango desfiado ou atum, se preferir.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *